Endomarketing - Por que as empresas devem apostar nessa ideia ?
- Ana Talia
- 23 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
São ações de marketing voltadas para dentro da empresa. O marketing visa a satisfação das necessidades e desejos dos clientes, o endomarketing cuida do relacionamento entre a empresa e seus empregados. Os empregados passam a ser tratados como clientes internos, cuja as necessidades e desejos precisam ser satisfeitos.
É um modelo de gestão dotado de uma filosofia e de um conjunto de atividades que faz uso de políticas, conceitos e técnicas de recursos humanos e marketing, tendo como função principal integrar todas as áreas e níveis organizacionais e fazer com que os empregados estejam motivados, capacitados, bem informados e orientados para a satisfação dos clientes.
O programa de Endomarketing pode ser coordenado pelo R.H, área de marketing, pela parceria entre as duas áreas ou por um setor independente.
O Endomarketing possui 4 etapas básicas : Diagnóstico, Projeto, Ação e Avaliação.
Um projeto de Endomarketing não pode ser dirigido para um único setor, tem que envolver toda a empresa.
As ações do Endomarketing podem estimular a motivação para coisas concretas. É um processo permanente, busca informação, cria estratégia, é capaz de mudar a cultura organizacional, a missão, visão e valores da empresa, sendo assim uma ação de longo prazo.
Os pré-requisitos para obter sucesso num projeto de Endormarketing são:
1.Ser tratado como parte integrante da estratégia global da empresa;
2.Ter total apoio da alta administração, de uma estrutura organizacional adequada e envolver toda as categorias de empregados;
3. Comunicação interna como espinha dorsal.
A motivação do colaborador não pode ser espontaneamente gerada, tampouco extraída por meio da comunicação: ela é propriedade exclusiva e intransferível do indivíduo, podendo apenas ser estimulada. A motivação é, portanto, meio e não finalidade para o Endomarketing. A empresa não é responsável pela felicidade dos colaboradores, ela se limita a realização profissional das pessoas que nela trabalham.
A finalidade do Endomarketing é o cliente externo. Não se tem um paradigma, modelo pronto. Cabe ao profissional responsável pelo projeto identificar os problemas da organização e elaborar um plano.
Logo, é uma forma de promover a motivação e a satisfação no ambiente de trabalho, com o intuito de integrar os trabalhadores aos objetivos organizacionais , integrar todas as áreas e níveis organizacionais e fazer com que os empregados estejam motivados, capacitados, bem informados e orientados para a satisfação dos clientes.
Comentarios