A missão da ARH
- Ana Talia
- 23 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
As pessoas são o principal recurso das organizações.

As organizações são grupos que usam recursos materiais, financeiros, informação (e conhecimento), espaço e tempo, orientados para realização de objetivos, que de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços.

O R.H passa a ser a área de gestão de pessoas. Mas qual é a definição de Gestão de Pessoas? Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:
• Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
• A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
Como podemos verificar a Gestão de Pessoas não fica limitada apenas ao processo de recrutamento e seleção de pessoas ou somente ao treinamento de funcionário. São vários os objetivos da Gestão de Pessoas. Segundo Chiavenato (1999), a administração de recursos humanos deve contribuir para a eficácia da empresa através dos seguintes meios:
1. Ajudar a organização a alcançar suas metas, objetivos e realizar sua missão;
2. Proporcionar competitividade à empresa;
3. Treinar e motivar as pessoas para a empresa;
4. Proporcionar a satisfação dos funcionários da empresa;
5. Desenvolver e manter a qualidade de vida do trabalho;
6. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
RECURSOS + GESTÃO = RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO
Os resultados de um negócio dependem da quantidade e da qualidade dos recursos que a empresa dispõe, as pessoas representam um dos recursos que a empresa necessita.
A missão da ARH é promover o desenvolvimento da organização através do desenvolvimento das pessoas, agregando valor aos resultados por meio de políticas que efetivamente se traduzam em maior produtividade e qualidade graças a uma abordagem holística de gerenciamento e liderança.
O Planejamento de R.H é importante para a empresa, pois é através dele que conseguimos prever as necessidades futuras de mão de obra e consequentemente a realização de recrutamento e seleção de candidatos, além de estabelecer metas e objetivos a serem alcançados na área. Podemos definir o Planejamento de R.H como o processo de gestão que identifica as necessidades de recursos humanos na empresa e consequentemente realiza o desenvolvimento de programas, políticas e sistemas que satisfaçam essas necessidades.
Na busca de resultados capazes de melhorar o desempenho das organizações e contribuir para o alcance de uma vantagem competitiva, a ARH vem evoluindo de um modelo mais operacional em direção a um modelo chamado de estratégico. Considera-se, assim, que uma ARH estratégica deve estar integrada com a estratégia corporativa, considerar os impactos do ambiente organizacional externo, reconhecer o impacto da competição e da dinâmica do mercado de trabalho, enfatizar a escolha e a tomada de decisões e considerar todos os stakeholders e não apenas o grupo de executivos ou de empregados operacionais. Além disso, num contexto estratégico, passou-se a esperar que a ARH funcione como um “negócio” e não mais como um centro de custo.
Comments